FALSO DILEMA: SER CHEFE OU SER LÍDER

Velhos manuais ensinavam que há diferenças entre ser chefe e ser líder. É uma dúvida sem muita utilidade, mas que pode perturbar mentes acadêmicas e os condenados a redigir TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) nas faculdades. Gerentes, chefes, supervisores, diretores são posições com direito a caixinhas no organograma.  Para legitimar seu poder usam a descrição de suas atribuições nos manuais de cargos e funções. Líderes têm seguidores espontâneos que compartilham de seus valores, cumprem suas ordens, aceitam suas decisões.

Alguns palestrantes motivacionais – nada de errado com eles, são bons no que fazem – costumam animar suas apresentações com trechos de filmes onde um general, um chefe de tribo, líder político ou religioso; diante de pessoas céticas, faz discurso emocionante que transforma todos em seguidores embevecidos.
Imagine-se invadindo o refeitório da empresa montado em um cavalo branco. Sua secretária à frente, exibindo um estandarte com a logomarca de seu departamento e o boy batendo um tambor para chamar atenção. Cavalgando de um lado para outro, você bradará:

“Exorto a todos a esmagar os vilões da concorrência aumentando nossas vendas em cinco por cento. Nossa empresa está em perigo, reduziremos nossos custos e demitiremos pessoas. Não prometo nada, apenas mais trabalho”

A estas palavras, todos empunharão seus garfos e facas e, aos gritos de “Viva nosso líder”, partirão para suas máquinas, computadores e clientes para lutar pela “glória de nosso presidente!”
Nos filmes épicos é assim que os heróis conseguem seguidores. Na vida real das empresas, a liderança é construída lenta e pacientemente pelos chefes que a conquistam pelo seu exemplo, persistência, histórico de acertos, solidez de valores, consistência nas orientações e bom relacionamento interpessoal. 

Na definição restrita dos termos, chefes sem atitudes de líder são desastrosos.  Líderes sem conhecimentos e habilidades de chefes são perigosos.

_________________________
Trecho do capítulo “A vocação para liderar” do livro CHEFIAR, SIMPLES ASSIM!... (www.qualitymark.com.br); Página 12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seus comentários; as dúvidas serão respondidas em seguida..