LÍDER ASSERTIVO: VALORES, HABILIDADES E ESTRATÉGIAS




Nestes tempos de Empresas Ágeis, é preciso que os chefes cuidem de alavancar sua carreira e aprendam a exercer a liderança de forma assertiva para que possam ajudar suas equipes a alcançar resultados excelentes.

Novas estratégias e habilidades devem ser aprendidas para atuar em empresas enxutas (lean organizations) onde são colocados em segundo plano a hierarquia, os processos inflexíveis, os controles e a descrição de cargos e funções. A velocidade, economia de recursos e satisfação dos clientes são mais importantes.

O líder em uma empresa contemporânea é também um chefe a quem foram atribuídas responsabilidades para que as metas sejam cumpridas. Ele fará isso desenvolvendo as competências e o empowerment de seus subordinados e equipes; entretanto não poderá abdicar do uso do poder. Será assertivo para garantir a correção dos desvios relativos ao cumprimento das metas, qualidade dos processos e comportamentos harmônicos com os valores da empresa.

Três valores de um líder assertivo


1 – Vocação para liderar: Superar os paradigmas de um técnico altamente qualificado, centrado na qualidade da tarefa e do produto, para levar pessoas e equipes a buscar excelência no cumprimento de metas, dar significado ao seu trabalho e desenvolver suas competências.
2 – Inteligência emocional: Reconhecer seus limites e pontos fracos; aplicar seus pontos fortes no relacionamento interpessoal (empatia e habilidades sociais) e intrapessoal (autoconsciência, autocontrole e persistência).
3- Mudança pessoal: Identificar e superar atitudes e comportamentos resistentes à mudança que impedem ou dificultam o desempenho de si mesmo, de seus subordinados e equipes diante nas novas realidades de um mundo VUCA: Volatilidade, Uncertaly (Incerteza), Complexidade e Ambiguidade.

Três habilidades de um líder assertivo


1 – Construção de times poderosos: Conhecimento e experiência sobre os fundamentos de uma equipe eficaz e aplicá-los em sua própria realidade de trabalho, sendo o gerente (product owner), coordenador do time (scrum master) ou dos especialistas e membros do grupo.
2 – Feedback, assertividade e coaching: Correção e reforço de comportamentos de subordinados e equipes para garantir o cumprimento das metas e atividades (backlogs) desenvolvimento do relacionamento interpessoal e melhoria dos processos grupais (sprints e kamban).
3 – Tratamento de conflitos e negociação: Identificar na relação com seus subordinados, pares e superiores (stakeholders) a natureza substantiva ou emocional dos interesses conflitantes. Aplicar técnicas efetivas para chegar a soluções de ganhos recíprocos e melhoria dos relacionamentos interpessoais.

Três estratégias assertivas de um líder parceiro de negócios (business partner).


1 – Visão sistêmica e holística: Vincular seus próprios resultados e os de seus subordinados aos objetivos empresariais, sistemas gerenciais de informações, políticas corporativas de gestão das pessoas e das competências.
2 – Gestão estratégica do desempenho: Definir objetivos em conjunto com seus subordinados e equipes, estabelecer indicadores precisos e negociar o equilíbrio entre metas, prazos, recursos e requisitos de qualidade das entregas, regularidade dos processos e comportamentos.
3 – Liderança situacional por competências: Obter excelência no cumprimento das metas; desenvolver competências aplicando estratégias e habilidades de liderança assertiva considerando situações específicas dos projetos (framework) associadas aos conhecimentos, experiência e significado do trabalho para os subordinados e equipes.



Quatro regras de Liderança Assertiva em empresas tradicionais

Mesmo em empresas com gestão tradicional, os líderes têm responsabilidades de entregas em mercados turbulentos, concorrentes poderosos, ambientes complexos e restrições de prazos e custos.

1 – O líder, seus subordinados e equipes têm que continuamente se adaptar, crescer, capacitar-se.

2 – Não espere ter todas as informações para começar a atuar. A cada momento novidades surgirão. Não hesite, avance, dê e receba feedbacks aperfeiçoando o processo e revendo objetivos.

3 – Não existe o melhor estilo de liderar, pois os problemas são provocados por conjunto de variáveis interdependentes fora do controle e a solução dependerá de condições internas e externas desconhecidas.

4 – Toda experiência anterior em diagnosticar situações, antecipar problemas e solucioná-los a partir de métodos testados não garantirá o acerto da nova decisão. O aprendizado anterior é apenas um repertório para análise.

Se você parece não ter dúvida sobre qual a melhor decisão estratégica ou de liderança, talvez tenha deixado de ver alguma coisa; faça melhor na próxima vez; não adianta saber todas as respostas quando mudaram todas as perguntas; finalmente: o caminho se faz ao caminhar!


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