Nestes
tempos de Empresas Ágeis, é preciso
que os chefes cuidem de alavancar sua carreira e aprendam a exercer a liderança
de forma assertiva para que possam
ajudar suas equipes a alcançar resultados
excelentes.
Novas
estratégias e habilidades devem ser aprendidas para atuar em empresas enxutas (lean organizations) onde são colocados
em segundo plano a hierarquia, os processos inflexíveis, os controles e a
descrição de cargos e funções. A velocidade, economia de recursos e satisfação
dos clientes são mais importantes.
O líder em
uma empresa contemporânea é também um chefe a quem foram atribuídas responsabilidades para que as metas sejam cumpridas. Ele fará isso desenvolvendo as competências e o
empowerment de seus subordinados e
equipes; entretanto não poderá abdicar do uso do poder. Será assertivo para garantir a correção dos
desvios relativos ao cumprimento das metas, qualidade dos processos e
comportamentos harmônicos com os valores da empresa.
Três valores de um líder assertivo
1 – Vocação para liderar: Superar os paradigmas de um técnico
altamente qualificado, centrado na qualidade da tarefa e do produto, para levar
pessoas e equipes a buscar excelência no cumprimento de metas, dar significado
ao seu trabalho e desenvolver suas competências.
2 – Inteligência emocional: Reconhecer seus limites e pontos
fracos; aplicar seus pontos fortes no relacionamento interpessoal (empatia e
habilidades sociais) e intrapessoal (autoconsciência, autocontrole e
persistência).
3- Mudança pessoal: Identificar e superar atitudes e
comportamentos resistentes à mudança que impedem ou dificultam o desempenho de
si mesmo, de seus subordinados e equipes diante nas novas realidades de um
mundo VUCA: Volatilidade, Uncertaly (Incerteza), Complexidade e Ambiguidade.
Três habilidades de um líder assertivo
1 – Construção de times poderosos: Conhecimento
e experiência sobre os fundamentos de uma equipe eficaz e aplicá-los em sua
própria realidade de trabalho, sendo o gerente (product owner), coordenador do time (scrum master) ou dos especialistas e membros do grupo.
2 – Feedback, assertividade e coaching: Correção
e reforço de comportamentos de subordinados e equipes para garantir o
cumprimento das metas e atividades (backlogs)
desenvolvimento do relacionamento interpessoal e melhoria dos processos grupais (sprints e kamban).
3 – Tratamento de conflitos e negociação: Identificar
na relação com seus subordinados, pares e superiores (stakeholders) a natureza substantiva ou emocional dos interesses
conflitantes. Aplicar técnicas efetivas para chegar a soluções de ganhos
recíprocos e melhoria dos relacionamentos interpessoais.
Três estratégias assertivas de um líder parceiro de negócios (business partner).
1 – Visão sistêmica e holística: Vincular
seus próprios resultados e os de seus subordinados aos objetivos empresariais,
sistemas gerenciais de informações, políticas corporativas de gestão das
pessoas e das competências.
2 – Gestão estratégica
do desempenho: Definir
objetivos em conjunto com seus subordinados e equipes, estabelecer indicadores
precisos e negociar o equilíbrio entre metas, prazos, recursos e requisitos de
qualidade das entregas, regularidade dos processos e comportamentos.
3 – Liderança situacional por competências:
Obter excelência no cumprimento das metas; desenvolver competências aplicando
estratégias e habilidades de liderança assertiva considerando situações
específicas dos projetos (framework) associadas
aos conhecimentos, experiência e significado do trabalho para os subordinados e
equipes.
Quatro regras de Liderança Assertiva em empresas tradicionais
Mesmo em
empresas com gestão tradicional, os líderes têm responsabilidades de entregas
em mercados turbulentos, concorrentes poderosos, ambientes complexos e
restrições de prazos e custos.
1 – O líder,
seus subordinados e equipes têm que continuamente se adaptar, crescer,
capacitar-se.
2 – Não
espere ter todas as informações para começar a atuar. A cada momento novidades
surgirão. Não hesite, avance, dê e receba feedbacks aperfeiçoando o processo e
revendo objetivos.
3 – Não
existe o melhor estilo de liderar, pois os problemas são provocados por conjunto
de variáveis interdependentes fora do controle e a solução dependerá de
condições internas e externas desconhecidas.
4 – Toda
experiência anterior em diagnosticar situações, antecipar problemas e
solucioná-los a partir de métodos testados não garantirá o acerto da nova
decisão. O aprendizado anterior é apenas um repertório para análise.
Se
você parece não ter dúvida sobre qual a melhor decisão estratégica ou de liderança,
talvez tenha deixado de ver alguma coisa; faça melhor na próxima vez; não adianta
saber todas as respostas quando mudaram todas as perguntas; finalmente: o caminho
se faz ao caminhar!
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