Quem é consultor sempre recebe uma indagação difícil de
responder. As pessoas querem abrir um negócio e não sabem o que fazer. Chegam
com uma ideia, muitas vezes não mais elaborada do que uma intenção e querem uma
solução mágica. Respondemos com as perguntas clássicas: o que você sabe fazer? Para
quem você quer vender? Por que razão alguém compraria o seu produto?
Estas perguntas já me fizeram decepcionar muitos amigos que
se viram desempregados, querem aumentar sua renda, não querem mais ter patrões,
querem aproveitar um dinheiro que acumularam. Não é justo decepcioná-los, mas o
pior é deixar que engordem as estatísticas
do SEBRAE que relatam 30% de pequenos negócios falidos nos primeiros
dois anos. Junto com a frustração vem o drama das economias perdidas pelo mau
investimento.
Sabemos as causas: as principais são a falta de planejamento
estratégico – que costuma ser visto como necessidade apenas das grandes – , descontrole
do fluxo de caixa, desconhecimento do mercado e, talvez o mais grave: falta de
capacidade de gestão e liderança.
Lamentavelmente, se ser empreendedor é
fundamental, é preciso saber administrar. Deixar de ser coadjuvante,
a que fomos condicionados nas empresas, e agir como protagonista, qualidade que
alicerça as atitudes daqueles que querem iniciar um novo negócio.
É obrigatória a leitura de um livro recém-lançado – quase um
manual, mas tecnicamente irrepreensível, que pode ajudar os empreendedores a
conhecerem os fundamentos clássicos ensinados pelos gurus nas últimas técnicas e
formas práticas de aplicá-los. Desde o que é ser um empreendedor, porque é
importante a visão do futuro, o que levar em conta ao se criar um novo negócio.
Entre os grandes méritos do livro está a descrição detalhada e muito prática
sobre como fazer um plano de negócios.
Os autores se preocuparam em fornecer as fontes, sem as
armadilhas que nos fazem cair os livrinhos de autoajuda da moda. As referências são robustas contribuições
de autores clássicos da literatura de gestão, apresentadas sem reducionismos,
mas de modo claro para serem utilizadas para quem quer empreender uma empresa e
não fazer uma dissertação acadêmica.
Como se não bastassem os méritos
dos conteúdos, o livro tem uma apresentação gráfica muito bem cuidada, que o
faz gostoso de ler.
Torres, Giovani & Glozam, Márcia – EMPREENDEDORISMO –
Cereja Editora-SP.
www.cerejaeditora.com.br
www.cerejaeditora.com.br
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