MAQUIAVEL NÃO MORREU!

O pêndulo das escolas das relações humanas no trabalho (1930) balançou até o limite dos programas de treinamento do tipo “abraçar árvores e beijar esquilos” (1990) que produziam muita choradeira e nenhum resultado prático para as competências dos gestores e para os resultados das empresas. Entretanto, o pior é o que se lê agora em textos de livros ligeiros de sucesso, aplicado nas políticas de incentivos das empresas e conteúdos de alguns programas de treinamento ingênuos dos fundamentos históricos e filosóficos. Cada vez mais as empresas adotam um discurso valorizando as pessoas, entretanto adotam práticas de gestão exumadas em receitas tayloristas (1911) temperadas por ideologia de Adam Smith (1776) e com valores maquiavélicos (1495). A estas velharias, chamam de modernidade.

Certo livro sobre o que dizia ser o verdadeiro poder ficou semanas entre os mais vendidos. Seu autor também tinha uma coluna em uma importante revista de negócios da qual chegou a ser capa. Como nos velhos programas de consultório sentimental das rádios dos anos cinquenta, dava conselhos aos leitores.  

Vejam o que ele ensinava:
Liderar é garantir que os empregados cumpram as metas, obedecendo, sem se desviar, os procedimentos operacionais auditados regularmente; o chefe deve fazer um fluxograma detalhado, estabelecer um padrão e obrigar que todos trabalhem da mesma forma. Depois, muita auditoria, até que nenhuma supervisão seja necessária, tamanha a disciplina”.
Copiando Taylor:
“As decisões sobre processo devem passar pela gerência e não pelo trabalhador. O trabalhador deve apenas aprender a executar sua função; não pode perder tempo analisando o trabalho, visto que ele não tem capacidade para isso. Esta responsabilidade é da gerência”.
Comparem com Maquiavel:
“É necessário para quem que estabeleça um Estado e institua suas leis, pressupor que todas as pessoas são más e que sempre agirão segundo a fraqueza de seus espíritos quando tiverem chance. É melhor para um Príncipe inspirar ao mesmo tempo amor e ódio; mas por causa da dificuldade de manter as coisas simultaneamente é melhor ser temido. Os desejos humanos são insaciáveis; sua natureza instiga o homem a desejar todas as coisas, o que resulta em um permanente estado de descontentamento e o leva a desprezar o que possui”.


Todos os pesquisadores sérios, autores de livros fundamentados e com trabalhos em empresas líderes de mercado e alta lucratividade tratam o tema de modo diverso. As empresas necessitam sim de resultados financeiros, precisam sim aumentar suas vendas e participação no mercado e, se não cuidarem da excelência dos seus processos, não terão lucratividade.Na base de toda esta estrutura estão a competência das pessoas, capacidade de mudança frente às turbulências ambientais e a relação honesta dos líderes com seus subordinados. Não é com controle, prêmios e punições que a empresa consegue empregados criativos e inovadores. Isto se consegue com trabalho em equipe, clareza nas metas, participação no processo decisório, integração entre os valores individuais e a ética da empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seus comentários; as dúvidas serão respondidas em seguida..