CHEFIAR, SIMPLES ASSIM!

Esta postagem de fevereiro foi eleita por mais de quatro mil visitantes
como a melhor do ano de 2013.
Está aqui republicada para os que não tiveram oportunidade de ler.
Não deixe de fazer seus comentários.
Obrigado pelo apoio recebido no ano findo!

PETER DRUCKER: "Tudo o que eu vou falar hoje repito há trinta anos, escrevi em dezenas de meus livros que vocês leram. Se estão aqui é porque concordam comigo. Então, eu pergunto: por que não aplicam?”

Chega um momento na carreira de uma pessoa em que ela deve tomar uma decisão crucial; seguir uma carreira executiva ou continuar sendo um técnico cada vez mais qualificado.

O que muda quando se é promovido a chefe:

AMIZADES: os antigos amigos não são mais seus colegas; são subordinados. Você deverá avaliá-los e julgá-los pelo critério de desempenho, não pela afinidade. Caberá a você encaminhar promoções, decidir escalas de trabalho

PODER: quando você é promovido a chefe terá influência sobre pessoas e processos. Seus colegas e subordinados irão solicitar que você use este poder para ajudá-los. Na maioria das vezes terá que dizer não; cause ou não desconforto a você ou a eles, e justificar o sim para seus superiores.


CONFIANÇA. Promoção e o chopinho das sextas-feiras. Se você ainda for convidado, as pessoas esperarão você sair para expor suas opiniões sobre as políticas da empresa e sobre você que tem que ser seu defensor. De sua parte, não poderá desabafar, pois, como nos filmes policiais "tudo o que disser poderá ser usado contra você".

 AUTORIDADE do chefe é limitada. Você chefiará sua equipe dentro dos limites das políticas da empresa, metas a atingir, ordens de seus superiores. Terá que fazê-las ser cumpridas. Como, mesmo assim, defender suas opiniões?

INOVAR E CRIAR. É bom ser chefe: poder transformar o estabelecido e propor mudanças que levam a novos padrões de eficiência dos processos, melhoria dos produtos, vantagens competitivas, Ter o direito de correr riscos e ousar fazer diferente. Conheça as habilidades e ferramentas:

VENCER DESAFIOS. Vale a pena ser chefe: ter autonomia para estabelecer você mesmo altas metas de desempenho e vibrar quando conquistá-las.

TRABALHAR EM EQUIPE é uma das grandes razões para se realizar pessoalmente como chefe. Oportunidade de envolver, estimular, ter seguidores para seus alvos e ser reconhecido pelos gols conquistados por todos com sua liderança. Poder aprender com seus subordinados.

FAZER ACONTECER SUA VISÃO é a grande realização pessoal do chefe. Inspirar comportamentos, conquistar confiança, fazer valer seus princípios

Habilidades fundamentais, ferramentas práticas, líder parceiro estratégico: CHEFIAR, SIMPLES ASSIM! <www.qualitymark.com.br> “Buscar/autores”: Mário Donadio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seus comentários; as dúvidas serão respondidas em seguida..