Tarefa do líder: bater metas; educar pessoas.


Um líder deve fazer que as metas sejam cumpridas e, para tanto, precisa que seus subordinados façam as coisas certas. As habilidades de chefia e liderança são ferramentas que o líder, com determinação e competência, usa para conseguir resultados e mostrar à sua equipe como agir para que aconteçam.

Conhecer seu estilo de liderança é uma boa razão para o líder avaliar o quanto pode contribuir para o êxito de sua equipe encontrando as melhores respostas às situações cotidianas do trabalho. Entretanto, estas escolhas podem gerar um falso dilema sobre se o líder, para produzir resultados, deve privilegiar decisões que garantam os métodos, processos e metas a serem atingidas; ou cuidar da motivação, crescimento de sua equipe e do clima de sua unidade.

Não há conflito entre produzir resultados e satisfação das pessoas. As escolhas não se excluem: por que não usar o poder do cargo para desenvolver pessoas e equipes? O que impede usar a criatividade para garantir a previsibilidade, ordem e flexibilidade nos processos?

Seja qual for o estilo gerencial, é pela superação das metas que o líder será avaliado. Quanto mais seus subordinados e equipes forem competentes mais ganhos ele terá, mais será capaz de alcançar resultados e, ao mesmo tempo, desenvolver as competências das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seus comentários; as dúvidas serão respondidas em seguida..