GRUPOTERAPIA, DOENÇA INFANTIL DA ANDRAGOGIA


Trecho do Capítulo 3, pág 84 do livro 
T&D Total - Ensinando as empresas a aprender 
de Mário Donadio. Qualitymark, segunda edição. 

GRUPOTERAPIA, DOENÇA INFANTIL DA ANDRAGOGIA
(...)       
               
... depois, (...), os causos foram sendo contados.

            Freudianos

                Um grupo de gerentes e diretores, que não conseguiam superar problemas de falta de mercado para seus produtos, contratou um especialista em criatividade.  Foram para um hotel em Visconde de Mauá, nas divisas de São Paulo e Rio de Janeiro, entre as montanhas de Minas Gerais.  Tomaram banho de cachoeira, caminharam nas trilhas do mato amarrados uns aos outros.  Pretendiam quebrar o sistema lógico bloqueador para chegar a uma nova realidade.  Dormiam amontoados no mesmo quarto, falavam mal das mães o tempo todo.  Buscavam qualquer coisa como encontrar transferências ou resistências, algo assim, que nunca foi possível explicar bem.
                Na semana seguinte o problema de mercado permanecia e, meses depois, a empresa faliu.  O gerente de vendas se divorciou e o diretor de marketing teve um caso com o instrutor do treinamento.

            Lacanianos

                Outra situação aconteceu em uma fábrica de pijamas.  O objetivo era treinar operários, recém promovidos a supervisores, em técnicas de chefia.
                Os operários já tinham brincado de cabra-cega, cabo-de-guerra e feito barquinhos de papel.  Um deles, ao tentar explicar que as máquinas da fábrica estragavam os pijamas, errou e disse que “... as máquinas estragavam as camas...".  O instrutor não deixou por menos: passaram os três dias do treinamento discutindo semiologia, significados e significantes.  Trabalharam com o jogo de palavras pijama e cama, passando pelos problemas sexuais de todos.  Ao final eles sabiam quem tinha tendências homossexuais, quem tinha problemas de ereção e quem estava sendo traído pela mulher.  Ninguém imaginava como lidar com estas informações na relação com seus subordinados.

            Junguianos

                As secretárias daquela repartição pública não conseguiam datilografar uma só carta que não voltasse com um erro em cada linha.  Brigavam com o chefe e reclamavam dos salários.
                O instrutor resolveu que o treinamento deveria buscar o ser integral dentro dos indivíduos, únicos e homogêneos.  Jogaram: I Ching e Tarô, todos consultaram seu mapa astral.  Trabalharam os mitos, os sonhos e escarafuncharam os inconscientes pessoal e coletivo.  Buscavam o arquétipo do relacionamento chefe e secretárias; descobriram a Fada Morgana e o Rei Artur.  O seminário terminou com todos abraçados e em prantos.
                Até hoje, na repartição, consideram o melhor treinamento que já tiveram.  As cartas continuaram com erros, as brigas não cessaram e os salários permanecem baixos.  Agora todos têm uma explicação sincrônica para os problemas e vivem felizes para sempre.

            Reichianos

                Os diretores da multinacional se encontravam uma ou duas vezes por ano.  Sempre um estava em Tóquio e outro em Nova York ou Detroit.  Quando se reuniam falavam apenas de números, balancetes e índices de produtividade.  Alguns problemas de relacionamento não conseguiam ser tratados.  Chamaram um instrutor de treinamento.
                Ele logo notou a postura dos diretores, mais ou menos curvados e que não eram capazes de executar o exercício de biodança que estava propondo.  Delicadamente o instrutor pôs os diretores em fila.  Um começou a apalpar as costas do outro em busca dos anéis de energia.  Os diretores foram ficando nervosos e vermelhos, o instrutor insistia na necessidade de romper a couraça que os envolvia.
                Até que um holandês, alto e forte como um jogador de futebol americano, de gravata e camisa de mangas curtas, não gostou de ver seu traseiro apalpado e saiu da sala.  Os próximos dias foram gastos interpretando a resistência que as pessoas têm na utilização de seu corpo.  Também que a repressão do orgasmo pode afetar a contribuição marginal e a rotação dos ativos das empresas.
                O diretor que saiu montou uma rede de hambúrgueres na Califórnia.  Os outros nunca mais quiseram se encontrar porque estavam envergonhados e o reichiano até hoje não recebeu o seu cheque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seus comentários; as dúvidas serão respondidas em seguida..