Bóson de Higgs, partícula de deus e práticas de liderança



Bóson e liderança. Os jornais, revistas e animadores de programas de auditório estão eufóricos pela repentina audiência que conseguem falando de algo que provoca muita animação e pouca gente entende, inclusive eles. Exatamente o que acontece com as idéias sobre gestão, liderança, motivação, grupo e outros temas que por serem fáceis de serem reduzidos a um clichê, são retirados de pesquisas que levaram anos de estudo de cientistas sérios e transformados em assuntos que apressados jornalistas exploram em comentários superficiais nas revistas de negócios populares.

Os camelôs. Assim como já há camelôs nas ruas centrais de São Paulo vendendo um pozinho para misturar na água contendo a partícula de deus, estas idéias reducionistas acabam virando temas de livros ligeiros vendidos nos aeroportos, palestras de espertinhos nos congressos de recursos humanos e compradas por ingênuos bem intencionados que as empurram a pobres executivos em rituais sem sentido.

Liderança é coisa séria e não tem mágica. Líderes têm que produzir resultados e, para tanto, precisam ter conhecimento do negócio, competência técnica e robustas habilidades e atitudes para trabalhar com pessoas.  As competências para liderar – comunicação, motivação, equipe, coaching, tratamento de conflitos, empowerment, dar significado ao trabalho dos subordinados, estratégia, mudança, só para listar algumas – podem ser desenvolvidas em bons programas de treinamento e fundamentadas em autores sérios.

Treinar lideranças. Bons consultores saberão montar bons programas com jogos, simulações e envolvimento dos participantes – nunca um festival de slides cheios de figurinhas dançantes para embalar o sono dos assistentes – tratando de modo estimulante o que realmente é útil para a liderança eficaz.
Bóson de Higgs é simplesmente uma partícula subatômica que estava presente na origem do universo e que, sem ela, a matéria não existiria. Simples assim! Em breve, nas livrarias deveremos encontrar livros com títulos: “Bóson na liderança”, “Partícula de Deus para Vencer”.

Em tempo: meu campo de trabalho é liderança, mas minha primeira formação é Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seus comentários; as dúvidas serão respondidas em seguida..